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Ambiente ECC ou HANA cai depois de X minutos. Porquê?

Alex Pimentel

17/09/2021 19:47:49

A partir da versão ECC EHP7 e versões posteriores S/4 HANA o Firewall é nativo. Na versão ECC EHP5 utilizávamos o HAMACHI como Firewall e a proteção era similar à criptografia bancária. 

Isto significa que se o usuário estiver em alguma rede Wifi e fique sem movimentar na tela por mais de X minutos o ambiente é derrubado. Ambientes Wifi possuem alto nível de vulnerabilidade e esta proteção é nativa nas versões ECC 6 a partir do EHP7.

Em ambientes com rede local e / ou internet cabeada o Firewall não habilita a funcionalidade e aceita o usuário ficar logado e sem movimentar sem limite de tempo.

Já perdi a conta de quantos Basis foram consultados.Também tentamos de todas as formas alterar esta configuração de "time out", diversos outros parâmetros e vários tipos de tentativas e  o ambiente apresenta a mesma situação.

Depois de muita pesquisa, descobri que no Brasil a maioria dos provedores de internet bloqueiam as portas 32XX, justamente a porta que é utilizada pelo SAP GUI. Para comprovar isso, você pode entrar no site www.meuip.com.br e descobrir o seu IP e em seguida no site www.testeportas.com.br cololocar o seu IP e a porta 3200 e 3234 que são as portas utilizadas, para comprender a veracidade deste fato.

Alternativamente oferecemos o acesso RDP (Remote Desktop - Máquina Virtual) com 16 GB de RAM e 250 mb de download de internet para os usuários que enfrentam este tipo de problema no ambiente, pois o acesso não irá cair pelo limite de tempo de inatividade, mesmo logado.

Salientamos que esta situação não ocorre somente conosco, mas em qualquer ambiente de avaliação ou proprietário das versões citadas acima.

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