Fórum

arrow_back

Erro no Faturamento (VF01) - CFOP não preenchido no Fornecimento, mas campo bloqueado na Ordem e na Fatura (Ambiente S/4HANA IDES)

JEFERSON MENDES RODRIGUES

23/06/2026 09:19:48

Olá, pessoal! Tudo bem?

Estou enfrentando um problema de Localização Brasil (SD-BR e ICMS) ao tentar faturar um processo de venda em um ambiente de treinamento (S/4HANA IDES) e gostaria de uma ajuda para entender como solucionar ou contornar.

O Cenário:

• Documento de Origem: Ordem de Venda Standard (OR1) número 25, com o item MTPC-SD01 (Produto Acabado).

• Fornecimento: Documento 80000004, com a data de 22.06.2026.

O Status Atual: No fluxo de documentos do fornecimento, a Ordem de Picking já está concluída e o documento de Saída de Mercadorias (FM SM: fornecimento 4900000063) também já consta como Concluído. O picking está 100% preenchido (100 PEÇ).

O Problema: Ao acessar a transação VF01 para gerar a fatura (ajustando a Data de Faturamento e Seleção para 22.06.2026), o sistema bloqueia a gravação com o seguinte erro: CFOP não preenchido no documento 80000004 (Nº mensagem 8B530).

Tentativas de solução feitas:

1. Tentei preencher o CFOP manualmente na aba "Brasil" dentro do item da VF01, mas o campo está cinza (bloqueado para edição).

2. Acessei a VA02 na Ordem 25, fui até a aba Brasil e inseri manualmente o CFOP de venda interna (5101 - Venda de Produção) que o sistema aceitou. Porém, ao voltar na VF01 e tentar atualizar o preço (Opção B - Executar nova determinação de preço), o faturamento continua rejeitando e dizendo que o fornecimento 80000004 não possui CFOP.

Como a Saída de Mercadorias já foi registrada e o fornecimento está fechado, não consigo modificar o fornecimento diretamente. Alguém saberia me dizer se há alguma forma de forçar a atualização da CFOP nesse faturamento ou se a única alternativa será estornar a SM (via VL09) para corrigir?

Desde já, muito obrigado pela ajuda!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade