Fórum

arrow_back

Mercado de Trabalho - SAP -Internacional

Rassius Feltrim Garcia

30/03/2020 18:29:56

Pretendo concorrer a uma vaga na própria sede da SAP em um país. Qual curso devo comprar para atender aos seguintes requisitos?



? Checking incoming orders (contractual documents, correspondence, approvals)
? Processing Cloud orders in the SAP system in compliance with SOX and internal controls.
? Ensure license entitlement is correctly entered into SAP systems to allow customers to receive correct software, access and license keys as required.
? Be dedicated point of contact for both external and internal customers (Sales/Support/Commercial)
? On order completion; creation of invoices & issuing of credit notes
? Archiving of all related contractual documentation
? Providing post sales support on contractual issues such as license transfers, contract migrations & amendments
? Answering of internal/external customer queries within agreed Service Level Agreements
? Use own initiative to improve processes and drive efficiency in the team

Alex Pimentel

30/03/2020 19:19:25

PARTE 1 - Vamos Dividir em 3 PARTES - O QUE É SAP - PRA QUE VOCÊ SAIBA ONDE ESTÁ SE METENDO

Olá. Em se falando de SAP temos 05 circunstâncias que é preciso levar em conta antes de concorrer a qualquer vaga, quer seja no Brasil ou no exterior:

1- A SAP é uma Multinacional Alemã, que desenvolve sistemas de gestão ERP que são utilizados por 75% das empresas multinacionais no mundo. São algo em torno de 22 sistemas. Ex: Sistemas para empresas com faturamento acima de 100 Milhões - SAP ERP ou ECC (MAIS CONHECIDO). Sistema para pequenas e médias empresas com faturamento entre 2 e 100 milhões (Business One). Sistema para empresas de Logística, Sistema para empresas aéreas, sistema para empresas de centros de distribuição, área médica, governo, militar e até para esportes e clubes.
Ou seja, você precisa se especializar e um segmento que existe um sistema SAP e não querer aprender tudo simultaneamente. Cada versão é extremamente complexa e detalhada e possui suas particulariedades como telas, relatórios, consultas, desenvolvimento de programação e BI. Não é humanamente possível aprender "tudo de SAP" ou "todos os seus sistemas", pois são gigantescos. Só a versão ECC (conhecida também por R/3 possui cerca de 120 mil transações (processos de negócios) e estima-se que tudo isso dê algo em torno de 2 milhões de telas.

Recentemente apareceu uma oportunidade para SAP DS (uma das versões SAP). A consultoria de 1 semana era para atender uma empresa do ramo de seguros. Simplesmente após meses procurando esta vaga, fui consultado se podia atender a este cliente. Não pude e como também não havia mais ninguém conhecido ou que a empresa conhecia no Brasil, chamaram alguém da sede dos EUA para resolver o problema. Valor do Serviço (100 mil dólares por 1 semana).

2- Onde irei concorrer (qual área geográfica e suas características)

Cada área geográfica possui as suas características próprias. No Brasil exige-se conhecimento técnico, faculdade relacionada ao cargo e experiência.

Em países como os EUA, o mercado é mais flexível. Exige-se que o candidato tenha o perfil adequado ao cargo e + VONTADE DE TRABALHAR. Lá a vontade de trabalhar conta muito.

3- Qual conhecimento técnico de SAP exigido pelo cargo. Muitos pensan. Ah, eu sei excel, porque não conheço o SAP? Ora, vou parar para estudar 30 minutos no sábado ou "sentar 2 horinhas e vou aprender isso". Não vou entrar nem na questão do conhecimento técnico. Cursos na SAP podem a chegar a custar algo em torno de 12 a 39 mil reais por um único curso. Alguns cargos exigem vários cursos. Estudar SAP é como aprender Direito, Medicina ou Pilotar Avião. Além da dificuldade do curso são necessários (horas de vôo, experiência prática de anos) muitos anos de prática para realmente ficar muito bom.


4- Qual a sua experiência técnica (informática) ou de negócios que a vaga exige:

Conhecimento Técnico (BASIS e ABAP) para os cargos de tecnologia. Precisa estudar muito, fazer muitos cursos (ou pelo menos um ou vários cursos que contenham vários tópicos.

Conhecimento de Negócios (FINANÇAS, VENDAS, COMPRAS, PRODUÇÃO, LOGÍSTICA, etc) que a vaga exige.

Tem vantage quem já trabalhou com outro ERP ou já trabalha em algum conhecimento de negócio. Para quem não tem nenhum conhecimento, resta iniciar como trainee.



5- Qual o nível de confidencialidade ou exigência da integridade dos dados.

Em se falando de SAP, são as Multinacionais que usam. Então são confidenciais e estratégicos todos os dados de clientes, fornecedores, vendas e todas as informações relaconadas.

Imagine se a Coca Cola deixa de vender por uma alteração que você fez no cadastro de um cliente?

Imagine se você ao lançar uma fatura digitou um zero a mais. Era para ter lançado 100.000 e foi 1.000.000?

Agora imagine se você alterou a conta bancária de todos os fornecedores para a sua conta pessoal ou de terceiros?

Realmente não é de se imaginar o nível de prejuízo que isso possa ocorrer. No mínimo uma demissão por justa causa e um processo de responsabilidade.

Em se falando de SAP paga-se mais, mais as exigências de confidencialidade, honestidade e precisão são muito grandes.

Alex Pimentel

30/03/2020 19:35:28

PARTE 2 - O que eu preciso para trabalhar na própria SAP - TO BE CONTINUED....


Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade

SCRIPT