Fórum

arrow_back

Conhecimento Funcional para ABAPER

Rodrigo de Oliveira Alarcon

20/08/2019 09:16:41

Bom dia a todos.

Estou há pouco tempo no mundo do desenvolvimento ABAP onde estou aprendendo essa nova "linguagem". Nossa função é resolver "problemas" onde o Standart do SAP não possui funcionalidade que de alguma maneira supra a necessidade do cliente.

Sendo assim, no meu ponto de vista, necessitamos além de conhecer e aplicar as técnicas de programação ABAP, conhecer os processos de negócio e transações do SAP.

Perguntando sobre o quanto nós ABAPERS devemos nos aprofundar nas trasnsações e processos, a maioria insiste em dizer que não devemos nos preocupar em saber sobre processos.

Ai vem minha pergunta, como não se aprofundar sobre um processo se nosso papel é extamente encotrar solução sobre seu fluxo?

Gostaria de saber sobre a opinião de vocês.

Tenham um excelente dia

Alex Pimentel

20/08/2019 22:55:13

Olá Rodrigo. Seja bem vindo! Fico feliz pelo seu interesse e contato. Atendendo aos seus questionamentos vamos direto ao assunto:

Ótimo! Estou há pouco tempo no mundo do desenvolvimento ABAP onde estou aprendendo essa nova "linguagem". Nossa função é resolver "problemas" onde o Standart do SAP não possui funcionalidade que de alguma maneira supra a necessidade do cliente.

Sim. Com certeza, um complementa o outro. Sendo assim, no meu ponto de vista, necessitamos além de conhecer e aplicar as técnicas de programação ABAP, conhecer os processos de negócio e transações do SAP.

Olha, o básico você precisa saber. Muitos processos como o de contabilidade, precisam necessariamente que quem for programar saiba as regras de negócios e tributação. A lógica e ordenamento do relatório ou programa quem dita é o Funcional. Se o ABAP souber pelo menos o Básico, ele se destaca, pois o Funcional não irá se preocupar em passar informações. Os dois precisam trabalhar juntos.
Se o Funcional ou o ABAP demoram pra se comunicar, um não passa muita informação para o outro, ou muitas vezes neste caso em que o Funcional não sabe nada de ABAP ou o ABAP não sabe nada de Funcional, processo ou regra de negócio, as chances do programa demorar ou dar pau são muito grandes. Dizer que não precisa saber das transações ou processos é uma negligência muito grande, pois o SAP ECC possui mais de 126 mil transações e 2 milhões de telas. Pelo menos o básico das transações e dos processos ele precisa saber. 
Perguntando sobre o quanto nós ABAPERS devemos nos aprofundar nas trasnsações e processos, a maioria insiste em dizer que não devemos nos preocupar em saber sobre processos.

Sim, com certeza! Não se implanta o SAP e amanhã tá tudo funcionando. Tem que testar um monte de coisa, configurar um monte de impostos, legislação, questões governamentais, etc. Além do Funcional Básico o profissional ABAP precisa fazer a Localização Brasil. O ABAP precisa saber como funciona o ambiente do usuário final. O ABAPER precisa saber onde estão as tabelas do Módulo. E mesmo o funcional precisa saber como abre uma tela em ABAP, Função e Debugar um programa.   Ai vem minha pergunta, como não se aprofundar sobre um processo se nosso papel é extamente encotrar solução sobre seu fluxo?

Rodrigo de Oliveira Alarcon

21/08/2019 11:58:06

Primeiramente muito obrigado pela atenção. Sua resposta foi simplesmente sensacional.
Como havia dito, estou há pouco tempo no mundo ABAP e vários questionamentos me rodeiam.

Queria ressaltar sua frase, "Ai vem minha pergunta, como não se aprofundar sobre um processo se nosso papel é extamente encotrar solução sobre seu fluxo?". Por incrível que pareça essa foi a mesma pergunta que fiz para minha esposa.

Mais uma vez muito obrigado e fique com D-us!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade

SCRIPT