Fórum

arrow_back

Conhecimento Funcional para ABAPER

Rodrigo de Oliveira Alarcon

20/08/2019 09:16:41

Bom dia a todos.

Estou há pouco tempo no mundo do desenvolvimento ABAP onde estou aprendendo essa nova "linguagem". Nossa função é resolver "problemas" onde o Standart do SAP não possui funcionalidade que de alguma maneira supra a necessidade do cliente.

Sendo assim, no meu ponto de vista, necessitamos além de conhecer e aplicar as técnicas de programação ABAP, conhecer os processos de negócio e transações do SAP.

Perguntando sobre o quanto nós ABAPERS devemos nos aprofundar nas trasnsações e processos, a maioria insiste em dizer que não devemos nos preocupar em saber sobre processos.

Ai vem minha pergunta, como não se aprofundar sobre um processo se nosso papel é extamente encotrar solução sobre seu fluxo?

Gostaria de saber sobre a opinião de vocês.

Tenham um excelente dia

Alex Pimentel

20/08/2019 22:55:13

Olá Rodrigo. Seja bem vindo! Fico feliz pelo seu interesse e contato. Atendendo aos seus questionamentos vamos direto ao assunto:

Ótimo! Estou há pouco tempo no mundo do desenvolvimento ABAP onde estou aprendendo essa nova "linguagem". Nossa função é resolver "problemas" onde o Standart do SAP não possui funcionalidade que de alguma maneira supra a necessidade do cliente.

Sim. Com certeza, um complementa o outro. Sendo assim, no meu ponto de vista, necessitamos além de conhecer e aplicar as técnicas de programação ABAP, conhecer os processos de negócio e transações do SAP.

Olha, o básico você precisa saber. Muitos processos como o de contabilidade, precisam necessariamente que quem for programar saiba as regras de negócios e tributação. A lógica e ordenamento do relatório ou programa quem dita é o Funcional. Se o ABAP souber pelo menos o Básico, ele se destaca, pois o Funcional não irá se preocupar em passar informações. Os dois precisam trabalhar juntos.