Fórum

arrow_back

Qual (is) Módulo (s) Estudar? Qual a sequência ou qual carreira seguir em SAP?

Alex Pimentel

26/06/2018 16:11:30

Estou com uma dúvida em relação à sequência do curso. Por exemplo, devo seguir a sequência pela opção "cursos" ou pela opção "meus cursos", eu verifiquei que na opção "meus cursos" tem a opção das apostilas e das provas e na opção "cursos" por onde comecei inicialmente tem uma sequência que eu estava seguindo onde eu conclui o SAP Básico, o Basis 1 e logo em seguida começaria o HCM. Minha dúvida é: Devo concluir o Basis completo antes de iniciar o HCM ? ou devo fazer a sequência de combos conforme no descritivo da opção "cursos" ? 

Outra dúvida, para fazer o curso ABAP seria necessário fazer quals módulos antes ?

Alex Pimentel

27/06/2018 18:19:49

Existem basicamente 02 linhas de trabalho com os sistemas SAP:

1- Analista ou Funcional: Analista ou Funcional são as pessoas que trabalham no dia a dia das empresas. Ex: Analista Financeiro, Analista Fiscal, Analista Contábil, Analista de Vendas, Analista de Compras, Analista de Suporte, etc. Numa consultoria o Analista faz testes e treina a equipe da empresa que o sistema está sendo implementado.

2- Consultor em uma Consultoria: Implanta, faz melhorias e suporte de sistemas (terceirizado) nas Empresas. Geralmente precisa viajar para cada projeto e passar de 03 a 6 meses (em média) no interior, outro estado, etc. Desculpe o termo, mas é tipo "cigano", que hora está implantando numa empresa, ora noutra, porque após o projeto de implementação o projeto termina e após o término é necessário de inscrever em um outro projeto ou ser recomendado. Algumas grandes consultorias trabalha com CLT e a grande maioria das consultorias trabalha por projeto com valores em hora.

O que recomendo (a palavra não é aconselhar, porque se for aconselhar, você irá me cobrar depois o resultado) é iniciar como Analista, pois os salários de consultores iniciantes são bem baixos e poucas oportunidades. Um Analista tem mais empregabilidade e a faixa salarial varia muito (a depender da experiência no cargo e da função) e é mais fácil para entrar no mercado. Não é alguém que fica do tipo "atrás do balcão" e inicialmente pode-se ganhar muito mais do que um consultor iniciante.

Após entrar como Analista, continua-se estudando para Consultor (SPRO, Localização, etc) e vai marcando entrevistas e continua estudando e praticando sempre. 

Alex Pimentel

27/06/2018 18:59:13

Já com relação à carreira dos Módulos ou Sistemas:

Contabilidade (Finanças): Módulos a Estudar. FI e CO. Salienta-se que o Módulo FI é gigantesco e possui inúmeras ramificações. Ex. FI-AA (Ativo Imobilizado), FI-GL (Razão), FI-TR (Tesouraria), FI-IM (Investimentos), Aplicações Bancárias, etc. Recomendado para quem é da área de Contabilidade, Economia, Administração e afins.

Logística: Módulos a Estudar. MM (Materiais), PP (Produção), PM (Manutenção), QM (Qualidade), SD (Vendas), CS (Serviço do Cliente), PS (Projetos), LO (Execução da Logística. Recomendado para quem é da área de Logística, Produção, Vendas, Qualidade, Manutenção ou tem interesse nestas áreas.

ABAP: Desenvolvimento. Precisa ter muito conhecimento, inglês e prática neste módulo.

Basis: Infra Estrutura. Leva-se anos para formar um profissional (como se fosse piloto de avião, onde conta-se o tempo de vôo) com prática.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade

SCRIPT